- 00:00:00

Audiência Pública, na CLDF, sobre saúde mental de servidores do GDF

Nesta sexta-feira (09) a Câmara Legislativa realiza audiência pública para debater a saúde mental dos servidores públicos do GDF. O evento, proposto pela deputada Júlia Lucy (Novo), acontece às 19h no plenário da Casa.
Deputada Júlia Lúcy - Foto:Carlos Granda/CLDF
A audiência, com a presença de trabalhadores e especialistas, busca fazer um panorama da situação e propor soluções, a partir de um debate sobre as condições de trabalho no serviço público do Distrito Federal.

Motivação - Sindicatos mostram que servidores que atendem diretamente a população se sentem desmotivados e pressionados. Isto tem levado os servidores ao adoecimento mental. As áreas mais afetadas são da Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social.

Júlia Lucy acredita que os afastamentos por depressão e ansiedade crônica não causam prejuízos apenas para o indivíduo. "Elas afetam o atendimento à população, porque os buracos nas escalas de trabalho não conseguem ser cobertos numa realidade funcional enxuta" diz a deputada.

Outro problema apontado pela parlamentar é a prejudicialidade ao orçamento do DF, "já que há casos em que os afastamentos se sobrepõem, o servidor tem recaídas constantes e contínua recebendo salários", explica Lucy. A deputada lembra que só as licenças médicas com prazos superiores a quinze dias são pagas pela Previdência Social.

Informações: Câmara Legislativa