- 00:00:00

GDF participa de Fórum sobre Mudanças do Clima no Líbano

O Governo do Distrito Federal (GDF) participou do Fórum do Comitê de Finança das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (UN Climate Change), em Beirute, no Líbano. O evento foi realizado nos dias 12 e 13 deste mês e o GDF foi representado pela subsecretária de Assuntos Estratégicos, Alessandra Andreazzi, da Secretária do Meio Ambiente (Sema). O fórum faz parte da agenda oficial da Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU, a COP 25, que será realizada em novembro, em Santiago, capital do Chile.
Foto: Divulgação/Agência Brasília
Alessandra Andreazzi apresentou as iniciativas do Distrito Federal para atender, até 2060, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. “Destacamos os programas de sustentabilidade urbana e de mitigação às mudanças climáticas realizados no âmbito do Projeto CITinova – Cidades Sustentáveis, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Projeto Brasília Capital das Águas”, explicou.

De acordo com ela, o DF se destaca cada vez mais nestes temas. “Nossa apresentação foi muito bem recebida, gerando discussões principalmente entre países da África, Ásia Ocidental e Europa Oriental, que demonstraram bastante interesse em conhecer mais as nossas iniciativas”, afirmou Alessandra.

Troca de experiências
Ao mesmo tempo, ela diz que para o GDF a troca de experiências também traz um aporte de informações. “É necessário conhecer e aprender com as iniciativas de outros países, para saber, por exemplo, como Sydney, na Austrália, e outras cidades de países com áreas de savanas, estão lidando com os desafios das mudanças climáticas e da sustentabilidade”.

O tema principal do Fórum, em 2019, foi Financiamentos para o Clima e Cidades Sustentáveis. Participaram 52 países, além dos que fazem parte da União Europeia.

Com informações da Secretaria do Meio Ambiente