A obra de R$ 90 milhões está a cargo do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF) e tem uma extensão de 5,2 quilômetros. Diariamente, 50 mil motoristas trafegam pela rodovia.
![]() |
Foto: Adriano Teixeira / Novacap |
Os caminhões poderão trafegar na Ligação Torto-Colorado somente no período das 17h às 19h30. Os demais veículos têm fluxo livre em todos os horários. No sentido contrário da via, para quem sobe em direção ao Colorado, Sobradinho e Saída Norte, são três faixas disponíveis.
No período da tarde, a partir das 17h, serão seis pistas à disposição para quem se encaminha ao Colorado, Sobradinho e Saída Norte. A descida para o Plano Piloto será feita exclusivamente pelas três novas faixas da Ligação Torto-Colorado, cujo acesso será feito pela rodovia DF-150.
Essa nova ligação facilitará o trânsito de moradores dos condomínios da região do Grande Colorado e de Sobradinho II para o Plano Piloto, evitando o fluxo da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). A alteração vai separar, ainda, esses condutores daqueles que vêm de Sobradinho, Planaltina e Entorno.
Outra liberação programada para sexta-feira é a marginal da Estrada Parque Torto (EPTT) até o início do Eixo Norte, seguindo o cronograma de entregas do DER.
Avanço
Em abril deste ano foi entregue o primeiro trecho pronto: o acesso à DF-150 por dois novos viadutos. Aproximadamente 30 dias depois, conforme previsto pelo departamento, foi liberado o acesso do balão do Colorado ao Lago Oeste. A previsão é de que o quarto trecho a ser disponibilizado seja a subida do Colorado, porém ainda sem data definida.
Complexo Saída Norte Joaquim Roriz
Segundo o DER/DF, o complexo viário que interliga a região norte do Distrito Federal está 90% concluído e deve ser finalizado até dezembro de 2019. Iniciada em 2014, a obra, que conta com todo empenho da atual gestão para ser concluída ainda neste ano, engloba os serviços de implantação de pistas marginais, ciclovia, construção de duas pontes, 13 viadutos e a remodelação da Ponte do Bragueto.
A Ligação Torto-Colorado também inclui a construção de viaduto de acesso ao Bairro Taquari, Núcleos Rurais e DF-150. Ao todo, mais de 500 homens trabalham para entregá-la à população.
Com informações da Agência Brasília.