- 00:00:00

Programa Ceilândia Limpa remove 844 toneladas de entulho em um só dia

Promovida pela administração regional, ação usa motoniveladoras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras e 100 servidores para retirar lixo das ruas

A varanda limpa e bem conservada da casa da aposentada Francisca Campos, moradora da QNN 6, em Ceilândia, indica um hábito preservado por ela: o de varrer diariamente o espaço e colocar o lixo para a coleta seletiva nos dias adequados.

Foto: Agência Brasília

A atitude de Francisca é um ponto comum entre as ações do Programa Ceilândia Limpa, lançado na segunda-feira (6). Até o dia 30 deste mês, mais de 90 máquinas e uma centena de profissionais vão compor um grande mutirão para deixar a cidade como ela merece.

Esse trabalho exige que, de um lado, esteja o governo oferecendo a estrutura adequada e, do outro, a população colaborando com o asseamento das próprias casas e ruas.

Promovida pela administração regional, o Ceilândia Limpa está presente na maior cidade do Distrito Federal com 94 equipamentos pesados. São motoniveladoras, retroescavadeiras, pás-carregadeiras, caminhões e servidores trabalhando em conjunto para retirar lixo e entulho, recolher galhos, desobstruir bocas de lobo e asfaltar ruas.

Nesta terça-feira (7), o trabalho envolveu a remoção de 844 toneladas de entulho das quadras QNM 11 a 15, 29 e 33, na QNO 16 e no Setor de Indústria; o recolhimento de 40 toneladas de galhos na Avenida Hélio Prates e nas vias P Norte e M Norte; a desobstrução de rede de esgoto e drenagem na M 1 Norte e a recuperação de massa asfáltica em quatro pontos – num total de 16,2 toneladas utilizadas.