- 00:00:00

Em live Lula comemora impactos da pandemia de Covid-19 no governo Bolsonaro

Na tarde de ontem (19), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizou uma live com representantes do movimento de catadores e população em situação de rua, e destacou que é possível enxergar pontos positivos em meio à pandemia de coronavírus.

Reprodução

Para o petista, o estrago produzido pela pandemia no atual governo é algo a se comemorar. “Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus para que as pessoas percebam que apenas o Estado é capaz de dar a solução, somente o Estado pode resolver isso”, disse Lula.
Segundo a Veja, o ex-presidente agregou críticas ao governo de Bolsonaro, entre elas a abertura de cidades a qualquer custo a fim de evitar prejuízos econômicos enquanto inúmeras pessoas morrem e o Sistema Único de Saúde (SUS) entra em colapso. Na visão do ex-presidente, Bolsonaro deveria parar de “choramingar” contra governos locais e colocar o Estado para sustentar a atividade econômica durante a pandemia. 
“Imagina quando Roosevelt teve que agir na guerra. Você acha que ele estava preocupado com orçamento? Não! Ele tinha que fazer armas para vencer a guerra. Na guerra contra o coronavírus, eles não cumprem sequer a promessa de dar 600 reais para as pessoas ficarem em casa e se protegerem”, afirmou o ex-presidente.
Para a Veja, a lógica de Lula é de que o Estado seja o indutor da economia e se não fossem os escândalos de corrupção e descalabros na política do PT, talvez os caixas estatais não estivessem quebrados e Bolsonaro não estivesse no Planalto.