- 00:00:00

Empresas se preparam para retomada pós pandemia

Lançada  hoje (9), cartilha para microempreendedores. O Serviço Brasileiro de  Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) disponibiliza cartilha com uma série de protocolos para orientar a reabertura de atividades econômicas. 


Foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos. Os pequenos negócios são responsáveis por 46% dos empregos no país. Entre as recomendações há orientações gerais de segurança, higiene e tomadas de créditos para cada tipo de estabelecimento.  
“Os protocolos são processos estruturados que servem como um passo a passo, que seguem requisitos técnicos. São todos os cuidados que as empresas têm que tomar para mitigar as chances de contágio”, disse o presidente da instituição, Carlos Meller, durante teleconferência.
O Sebrae revelou pesquisa revelando que 89% dos pequenos neǵocios enfrentam queda no faturamento e a maioria teve redução na receita de pelo menos 50%. O levantamento mostra ainda que 60% das microempresas buscam empréstimo e tem o crédito negado. A falta de condições de crédito pode inviabilizar a atuação de empresas durante a pandemia.